Estação Experimental de Citricultura da Coopercitrus, em Bebedouro, recebeu o 21º Encontro do GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar, realizado no dia 18 de junho
A importância da “Adubação em Canaviais Irrigados” para promover o aumento da produtividade das lavouras foi o tema principal das palestras e debates do 21º Encontro do GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar, realizado no dia 18 de junho na Estação Experimental de Citricultura da Coopercitrus, em Bebedouro. Com apresentações de pesquisadores e professores da ESALQ – USP, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e consultores com grande experiência em projetos de irrigação no Nordeste, a reunião ainda contou com a divulgação de resultados de experimentos promovidos pelo GIFC em parceria com usinas brasileiras.
Marco Viana, superintendente do GIFC, abriu o evento destacando o momento oportuno para se discutir novas soluções, técnicas e experiências de sucesso no uso da adubação para canaviais irrigados. “Depois de dois anos de trabalhos do nosso grupo, está muito claro que a interação entre a nutrição e a irrigação é fundamental para a busca do aumento de produtividade”, afirma Viana.
O coordenador técnico da reunião, Ademário Araujo Filho, gerente de agricultura da Terracal Alimentos e Bioenergia, ressaltou que não existe um pacote tecnológico pronto quando se fala em nutrição para a cana. “Devemos realizar um monitoramento constante dos canaviais, e mudar nossos parâmetros de como pensar a adubação, a fertirrigação e a quimigação de acordo com a relação de interação com as diferentes variedades, quantidade de água e ambiente”, ressalta Araujo.
Sérgio Veronez, consultor do GIFC responsável pelos experimentos com irrigação realizados em parcerias com usinas em diferentes regiões do país, apresentou os resultados parciais obtidos na região do Pontal do Triângulo Mineiro e na divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Experimentos que já alcançam médias de produtividade de 97 toneladas de cana por hectare.
Na sequência, Rubens de Brito Mendes, coordenador do setor de Irrigação da Coopercitrus, falou sobre a estrutura de trabalho da unidade de negócio da cooperativa responsável por disponibilizar tecnologia e consultoria em irrigação para os cooperados. A área vem crescendo entre 30% e 40% ao ano. “Nos últimos quatro nossa a área irrigada chegou a 4,5 mil hectares. Em cana, temos experimentos em gotejamento na Estação Experimental de Bebedouro com MPB (Mudas Pré-Brotadas) e em fazendas de cooperados. Para a Coopercitrus é muito importante receber eventos como o promovido pelo GIFC, que estão em consonância com nossos objetivos de produzir com sustentabilidade e produtividade”, detalhou Mendes.
21º Encontro
TECNOLOGIA E PESQUISA A FAVOR DA ALTA PRODUTIVIDADE DOS CANAVIAIS IRRIGADOS
Palestras destacaram o uso da instrumentação para gerenciamento hídrico do solo, técnicas de quimigação (processo que leva nutrientes para a cana por meio de irrigação) e resultados positivos obtidos com fertirrigação em canaviais
Com um conteúdo diferenciado e apresentações de experiências de sucesso, as palestras assistidas pelos cerca de 80 participantes do 21º Encontro do GIFC, mostraram como é fundamental a correta utilização das diferentes tecnologias disponíveis para a obtenção de resultados de alta produtividade.
O professor doutor Rubens Coelho da ESALQ – USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) abriu a programação de palestras falando sobre “O uso da instrumentação no gerenciamento hídrico do solo”. Coelho destacou os cursos promovidos na ESALQ para a área e a importância da parceria entre a universidade e empresas. O professor foi enfático ao ressaltar a necessidade do uso correto do método de classificação e análise dos diferentes tipos de solo e também do método climatológico, com a adequada utilização e monitoramento das estações meteorológicas.
Francisco Fernandes da Costa, da Projetar Irrigação, fez palestra sobre “Técnicas de quimigação e suas normas, instrumentação e monitoramento”. Com experiência de montagem de projetos de irrigação por gotejamento para cerca de 5 mil hectares no Vale do São Francisco, o especialista apresentou diferentes modos de aplicação de fertilizantes por meio de sistemas de irrigação. Destacou regras básicas que devem ser seguidas na montagem dos equipamentos e no monitoramento das aplicações para que os resultados positivos sejam obtidos.
O professor doutor e pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, Glauber Gava, apresentou a palestra “Fertirrigação para canaviais de alto rendimento”. Ele falou sobre trabalhos de pesquisa desenvolvidos no país e no exterior para destacar as principais variáveis de elevação de produtividade com o manejo da fertirrigação. “Vivemos uma estagnação da produtividade nas últimas seis safras, com uma média de 70 toneladas por hectare. Temos que divulgar ainda mais a tecnologia de fertirrigação para que o setor a utilize. Conhecemos áreas que fazem uso da fertirrigação e alcançaram até 100% de ganho em produtividade”, conclui Gava.
Debate
No encerramento do encontro, foi promovida a mesa-redonda que contou com a participação do sócio-diretor da RPA Consultoria, Egyno Treno Filho, do gerente de agricultura da Terracal Alimentos e Bioenergia, Ademário Araujo Filho, e do professor da UNESP-Dracena, Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, além dos palestrantes convidados do evento. Egyno Treno Filho resumiu bem a missão do GIFC na promoção de encontros como o realizado em Bebedouro. “Precisamos de uma mudança de atitude. Sair do conforto do que praticamos no dia a dia e buscar inovar nossa atuação”, avaliou Treno.
Irrigacana 2015
INOVAÇÕES EM IRRIGAÇÃO E SOLUÇÕES PARA OS DESFIOS DA PRODUTIVIDE ESTARÃO EM PAUTA NO II IRRIGACANA
Segunda edição do Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água – Irrigacana será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto
A edição 2015 do Irrigacana – II Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água pretende apresentar ao setor sucroenergético propostas e soluções inovadoras para superar os desafios da produtividade. O evento será realizado pelo GIFC nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto. Com 16 palestras na programação e participação de renomados pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e de grupos sucroalcooleiros do país e do exterior, o evento vai discutir inovações na área de irrigação e a viabilidade financeira para quem busca investir em novos projetos de manejo de água para canaviais.
Com o tema “Gestão Eficiente da Água e dos Insumos que Podem Potencializar a Produtividade da Cana Irrigada”, o evento deve receber mais de 500 participantes, e vai contar com dois dias de intensas discussões e apresentações de projetos de sucesso de usinas brasileiras e estrangeiras e de pesquisadores do setor sucroenergético.
As palestras serão divididas em quatro temários. São eles: Temário 1 – Reaprendendo a fazer projetos – Novos parâmetros e diretrizes para cana irrigada de máxima produtividade; Temário 2 – Inovação em irrigação de cana – Novidade em sistemas, controle e manejo; Temário 3 – Aprendendo com a crise hídrica – Como fazer da cena uma produtora de água; Temário 4 – Decisão de investir em irrigação de cana – Novos métodos de comprovação de viabilidade.
Entre os palestrantes convidados, estarão pesquisadores, consultores e representantes de instituições, agências de governo, empresas e universidades como Jalles Machado, Grupo Clealco, ESALQ, UFMG, UNESP, APTA – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, IAC – Instituto Agronômico de Campinas, ANA – Agência Nacional de Água, CENBIO – Centro Nacional de Referência em Biomassa, Embrapa, Solinftec, Terracal Alimentos e Bioenergia, Grupo Gloria (com usinas no Peru, Argentina e Equador), Netafim, Bayer CropScience, Heringer e Hydrofocus.
A sessão de abertura do Irrigacana será conduzida pelo engenheiro civil Otávio Lage de Siqueira Filho, diretor-presidente do Grupo Jalles Machado. No encerramento do evento, será organizado um debate sobre os mitos e verdades a respeito da irrigação, que contará com executivos do agronegócio canavieiro e também cafeeiro, que trarão suas experiências para enriquecer as discussões do setor sucroenergético. Entre os palestrantes convidados, vale destacar a presença do assessor do Departamento de Recursos Hídricos do Estado da Califórnia (EUA), Steven John Deverel, que também é presidente da consultoria norte-americana Hydrofocus. O governo brasileiro será representado pelo gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da ANA – Agência Nacional de Águas. Mais informações sobre a programação completa do evento estarão disponíveis em breve no site do evento.
Notas:
– Garanta sua participação no Irrigacana
Os ingressos para participar do II IRRIGACANA já estão à venda. Não perca tempo e garanta sua presença nos dos dois dias de palestras no II Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping. Associados ao GIFC, empresas do agronegócio e estudantes do setor contam com condições especiais para a aquisição dos ingressos. Para mais informações, acesse o site www.gifc.com.br ou entre em contato pelo telefone: (16) 3602-0900.
– Novidades no site do GIFC na palma da mão
O supervisor de P&D do GIFC Leonardo Viana apresentou durante o 21º Encontro, realizado em Bebedouro (SP), as novidades implantadas no site do grupo. A página www.gifc.abr.br já conta com tecnologia de acesso adequada para que os usuários possam navegar pelo site por meio de todos os sistemas operacionais de aparelhos celulares e de tablets. O site também passou a utilizar a ferramenta de controle de acesso Google Analytics, que monitora todas as visitações da página. O visual da também foi todo remodelado, tornando o site mais acessível de fácil navegação.
– Carta de Ilha Solteira discute o uso da água no Brasil
O GIFC está concluindo a redação final da Carta de Ilha Solteira, documento que pretende levar à opinião pública discussões sobre mitos e verdades a respeito do manejo da água no Brasil. Entre os pontos de destaque da carta, está o questionamento ao incentivo dado à construção de novas hidrelétricas no país, em detrimento de uma política governamental voltada para a produção de energia a partir da biomassa gerada pelas usinas de cana. O documento mostrará que investir em irrigação de cana pode trazer benefícios para a agricultura brasileira com o aumento da produtividade dos canaviais e até mesmo a redução do consumo de água. A carta também defende a correta utilização do potencial das águas subterrâneas do país, tanto para o abastecimento humano quanto para a agricultura.
– Participe do Simpósio IPNI Brasil
Nos dias 08, 09 e 10 de setembro acontece em Itupeva – SP o Simpósio IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes em Fertirrigação. O evento será realizado no Hotel Quality Resort & Convention Center Itupeva e contará com diversas palestras sobre o potencial da técnica de fertirrigação para aumentar a eficiência da utilização da água, dos nutrientes e de outros insumos. Para participar do evento e, basta entrar em contato com o International Plant Nutrition Institute – IPNI Brasil por meio dos telefones (19) 3433-3254 ou (19) 3422-9812 e do e-mail: kfurlan@ipni.net. Para mais informações, acesse o site http://brasil.ipni.net/article/BRS-3326.