Reunião dos membros do GEA, em Ribeirão Preto no Parque SUPERA em 01/12/2017
Presentes: Clebio Santo Matiolli (Matioli Proj. Consult.), José Luiz Rossi (BP), Leandro Giovanetti (OAJ), Leandro Andrade (IRRIGA), Miguel Ângelo Nappo Guazzelli (HIDRO-AMBIENTAL), Moacir Cristofoleti (Joplas), Osvaldo Arce Brito (HidroEng), Pedro Elia (Biosev), Reginaldo Caritá (Stringal), Ricardo Tomazella (Joplas), Thácio Arruda (Tietê Agro), Wilson Roberto Roma (IrrigaEng), Carolina Machado Amaral (BP), André Elia Neto (ELIA Eng.) e Bartira Elia (ELIA Eng.)
A reunião começou com um breve relato do Eng°. Rossi sobre o panorama atual do GIFC com a saída da gestão da Viana e entrada da ELIA Eng., com uma nova proposta de transparência na nova gestão e um plano emergencial de contenção de despesas para reequilibrar a parte financeira do Grupo.
Na sequência passou a palavra para o Miguel, enquanto coordenador do Grupo de Estudo Adutora. O Eng. Miguel relatou que desde o mês de maio do corrente ano eles estão tentando veementemente finalizar a redação do Manual. Ele apela para que esta primeira edição do Manual seja impressa, e pede para que as atualizações sejam feitas nas próximas edições.
Antes das discussões técnicas se relembrou que a missão do GIFC é influenciar o aumento da produtividade da cana-de-açúcar através da irrigação. Há necessidade de se demonstrar os resultados de tais práticas, e que o investimento feito dá retorno. O Manual está sendo escrito para orientar as usinas em relação a instalação e comissionamento de adutoras. Foi definido pelos presentes o título do Manual como “Guia de Melhores Práticas para Projetos de Adutoras de Vinhaça e águas”.
O coordenador juntou todos os textos dos autores do Manual em um único documento. Apresentou um esboço final à equipe técnica presente na reunião passando-se a discutir as revisões finais. Ficaram definidos quais seriam os autores, pelo critério de participação na redação, limitando-se a um nome por empresa. Existe a necessidade de consultar todos esses colaboradores envolvidos para que eles autorizem por escrito a divulgação dos seus nomes e das empresas que representam. Ainda ficou pendente a elaboração de alguns parágrafos por parte dos técnicos, que se comprometeram a entregar para o coordenador Miguel até o final do ano vigente.
A próxima etapa é a contratação de um profissional para fazer a digitação das tabelas e formatação do texto, encaminhar para o corretor e publicar. Em reunião anterior, alguns patrocinadores se comprometerem em financiar essa primeira publicação impressa, mas também existe a intenção de disponibilizar o presente “Guia” em formato digital para download no site do GIFC. A próxima reunião foi agendada para ocorrer em 26 de janeiro de 2018.